Hello World ;)

Hoje ainda não vai ser  aquele post comprido com todas as impressões sobre meu tempo aqui na Philadelphia, estado da Pennsylvania, USA. Pra quem não sabe, fui apresentar um artigo sobre o que fiz no Mestrado na conferência IVA (Intelligent Virtual Agents), que este ano está acontecendo na Philadelphia. Presentão do Papai do Céu, através do INCT-SEC e CNPq. Lembram-se do meu último post, quando falei sobre o próximo passo que em breve estava pra acontecer? Era isso.

Eu nunca tinha saído do Brasil, o lugar mais longe que eu tinha ido era São Paulo. Portanto, esta situação é, de fato, o programa “Hello World” da minha vida. Se você  não é da Computação, clique aqui pra entender do que estou falando.

A  viagem está ótima e a conferência está bem legal. Cheguei sexta de noite, e pude curtir a cidade no findi. As centenas de fotos serão postadas em breve; A conferência começou ontem (20/09). Hoje foi minha apresentação. É claro que eu estava tensa. Mas dei o melhor de mim. Espero que eles tenham entendido my creepy english. Amanhã ainda tem mais conferência, e quinta estarei livre para passear mais um pouco. Embarcarei de volta pra casa sexta as 6:00 a.m.

Pretendo postar todas as minhas impressões, como no post anterior sobre o SIBGRAPI quando eu voltar. Certamente será quase um livro, ou não, porque voltando ao lar, serei novamente engolida pela minha rotina corrida. Mas quero muito descrever essa experiência tão maravilhosa, ainda mais depois de tantas intempéries que vivi neste ano marcante em minha vidinha.

Antes de terminar, vou só contar sobre uma aquisição que fiz hoje. Fui na Penn Bookstore, a livraria da upenn (University of Pennsylvania), universidade anfitriã do evento este ano e, dentre muitas coisas de encher os olhos, comprei um livro do Isaac Asimov, que eu adoro: Robot Visions, é o título.


Asimov, Isaac; Robot Visions

Clica que aumenta!



Mais uma coletânea dos contos de Asimov para minha coleção. O livro inclui o clássico “The Bicentennial Man”, que eu já tinha em português, mas eu não podia perder essa. Eu adoro as ilustrações dos robôs das capas dos livros do Asimov. Meu sonho de consumo é o Robot Dreams, mas não achei ele hoje. Estou apaixonada, olhando para o robozinho… me identifico muito com a forma de pensar dos robôs do Asimov, hehe…  e isso daria uma seção-divã e tanto. Mas enfim… executei meu “Hello World”, e espero ter visão para continuar indo bem… neste meu processo de virar gente.

Tá, o post foi comprido mesmo assim… 😛 Imagina o que vos aguarda na volta da viagem…

Coisas sobre o SIBGRAPI 2010

Dos dias 30 de agosto a 3 de setembro participei do SIBGRAPI 2010, o principal evento brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, ocorrido em Gramado. Fui lá para apresentar um artigo e participar do Workshop de Teses e Dissertações (WTD), que ainda por cima era um concurso. Curti bastante, desde a conferência até os momentos de descontração com a turminha. Isso sem contar que eu AMO GRAMADO, me sinto em casa na Serra.
Estávamos entre 6 representantes do “Dream Team” do VHLab (além da Soraia): Adri (que se esforçou e foi com o pezinho em recuperação), Diogo, Fernando, Henry, Vinícius e eu. Ainda contamos com a ilustríssima presença das Sras. Marson e Azambuja (mãe e tia do Fernando, respectivamente), e da Janninha (minha mana) e Marina (nossa caçula Soraística) na sexta-feira.


The Dream Team


Como minha tendência é escrever demais (e provavelmente vou complementar esse texto algumas vezes), organizei por tópicos algumas de minhas impressões:

Tabalhos que mais gostei:
  1. Palestra do MarceloW sobre Fusion Texturing. Não adianta, sou fã dele meeesmo.
  2. Trabalhos da minha seção (Applications in Graphics, Vision and Patterns)
  3. Trabalhos da seção de Modeling
  4. Video festival estava show… e o nosso video arrasou, mesmo não tendo vencido. Henry, de fato merece todos os Kikitos de chocolate de Gramado
  5. WTD, em especial o trabalho do meu vizinho de pôster, um rapaz de Alagoas, que foi um dos vencedores do concurso. Era um trabalho sobre visualização da curvatura de objetos implícitos. Como éramos vizinhos, pude ouvir várias vezes a explicação e aprendi bastante.
  6. Seção de pôsteres (full e work in progress)… idéias legais, contatos em potencial


Apresentando o artigo ^^



Vivenciei algumas “primeiras vezes”… tipo:
  1. Dirigir para a serra com carro 1.0 de câmbio manual (eu só tinha ido de Monza, 2.0, câmbio automático umas 2 ou 3 vezes)
  2. My first presentation in english 😛 … Apesar de toda a tensão, adorei a experiência! Isso me lembrou: “My english is not good, but my soul is better” — Fernanda Montenegro
  3. Não fiquei triste (mesmo!) por não ter ganhado no WTD
  4. Jantei uma seqüência de fondue. Até então, eu só havia comido o inesquecível fonduíche iche…
  5. Perdi a conta das taças de vinho (mas garanto que não foram muitas!).. xiiii
  6. Joguei boliche (sim, eu sou um ET…)
  7. Primeira conferência fora das universidades que eu estudei (antes disso só tinha ido no SBGames 2007 na Unisinos e SVR 2009 na PUCRS).

    Clica que aumenta!

Enfim, bati minhas asinhas pela primeira vez.. e curti muito. Faz parte do processo que estou vivenciando aos trancos e barrancos neste ano: “virar gente”.

Momentos memoráveis:
  1. Soraia para Vini: “semente do amor” nos corações
  2. “O Anfitrião de Gramado… hienas, leões e semente do amor”, confirmando profeticamente as palavras de Soraia hehehe

    Clica que aumenta!

  3. Mi mi mi mi mi mi… (Don’t worry be happy)
  4. Foto a la Beatles… failed!
  5. Boliche
  6. Compra do meu zoológico de bichos de pano no “Mãos do Mundo”, em Canela. Foi paixão instantânea, em um momento que agi impulsivamente (eu normalmente curto quando isso acontece, pois é raro…). Junto com os cofres-porquinhos adquiridos recentemente, são os primeiros itens de decoração para meu futuro novo lar…
  7. Comidas gostosas… Além do fondue, no “La Famille de Gazon” (Gramado), recomendo o “Empório Canela” (em Canela, duh), que serve deliciosos lanches (comi um baguete de filé) e almóços prontos (os escalopes da Janninha estavam deliciosos também, hehe) e cafézes. Minha decepção foi com a “Casa das Sopas”, junto ao “Hotel Sul Serra”, onde fiquei hospedada. O hotel é muito bom, eu recomendo… mas as sopas deixaram a desejar…

Clica que aumenta!


Coisas em que falhei…
  1. Não consegui falar com o prof. Luiz Velho — IMPA, RJ (que foi minha banca de Mestrado), o qual admiro muito seu trabalho. Desencontro total.. eu enxergava ele de longe ou falando com pessoas, e não tive coragem de ir atrás.. E outras vezes meus colegas disseram que eu mosquiei mesmo, pois ele tinha me enxergado.. Epic fail :/
  2. Matei uma aranha no quarto do hotel. Era uma aranha armadeira, acho. Eu não gosto de matar os bichinhos, mas não tinha instrumentos para transladá-la no momento e agi por impulso (essa frase não combina comigo maaaas, enfim).
  3. Me perdi várias vezes entre Gramado e Canela, cidades-ovo. “Self-GPS” failed!
  4. Foto a la Beatles… failed!
  5. Não cumpri minha missão designada pela chefa Soraia… xiiii
  6. Não agarrei o… hahaha
Foi um pequeno passo para a pequena Rho. Estou ansiosa para o próximo passo, que completa a seqüência de situações novas na minha vida acontecendo tudo ao mesmo tempo. Ele ocorrerá em breve… (11 dias!).. aguardem… Agradeço ao Papai do Céu por ter cuidado de mim, espero ter sido um bom exemplo. Creio que minha mamãe e papai (com letra minúscula) do Céu teriam ficado com orgulho de mim, caso pudessem (possam?) me ver. E agradeço a toda a turma que fez com que tudo isso valesse a pena.

O álbum completo de fotos está em: