Dos dias 30 de agosto a 3 de setembro participei do SIBGRAPI 2010, o principal evento brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, ocorrido em Gramado. Fui lá para apresentar um artigo e participar do Workshop de Teses e Dissertações (WTD), que ainda por cima era um concurso. Curti bastante, desde a conferência até os momentos de descontração com a turminha. Isso sem contar que eu AMO GRAMADO, me sinto em casa na Serra.
Estávamos entre 6 representantes do “Dream Team” do VHLab (além da Soraia): Adri (que se esforçou e foi com o pezinho em recuperação), Diogo, Fernando, Henry, Vinícius e eu. Ainda contamos com a ilustríssima presença das Sras. Marson e Azambuja (mãe e tia do Fernando, respectivamente), e da Janninha (minha mana) e Marina (nossa caçula Soraística) na sexta-feira.
Como minha tendência é escrever demais (e provavelmente vou complementar esse texto algumas vezes), organizei por tópicos algumas de minhas impressões:
Tabalhos que mais gostei:
- Palestra do MarceloW sobre Fusion Texturing. Não adianta, sou fã dele meeesmo.
- Trabalhos da minha seção (Applications in Graphics, Vision and Patterns)
- Trabalhos da seção de Modeling
- Video festival estava show… e o nosso video arrasou, mesmo não tendo vencido. Henry, de fato merece todos os Kikitos de chocolate de Gramado
- WTD, em especial o trabalho do meu vizinho de pôster, um rapaz de Alagoas, que foi um dos vencedores do concurso. Era um trabalho sobre visualização da curvatura de objetos implícitos. Como éramos vizinhos, pude ouvir várias vezes a explicação e aprendi bastante.
- Seção de pôsteres (full e work in progress)… idéias legais, contatos em potencial
Vivenciei algumas “primeiras vezes”… tipo:
- Dirigir para a serra com carro 1.0 de câmbio manual (eu só tinha ido de Monza, 2.0, câmbio automático umas 2 ou 3 vezes)
- My first presentation in english 😛 … Apesar de toda a tensão, adorei a experiência! Isso me lembrou: “My english is not good, but my soul is better” — Fernanda Montenegro
- Não fiquei triste (mesmo!) por não ter ganhado no WTD
- Jantei uma seqüência de fondue. Até então, eu só havia comido o inesquecível fonduíche iche…
- Perdi a conta das taças de vinho (mas garanto que não foram muitas!).. xiiii
- Joguei boliche (sim, eu sou um ET…)
- Primeira conferência fora das universidades que eu estudei (antes disso só tinha ido no SBGames 2007 na Unisinos e SVR 2009 na PUCRS).
Enfim, bati minhas asinhas pela primeira vez.. e curti muito. Faz parte do processo que estou vivenciando aos trancos e barrancos neste ano: “virar gente”.
Momentos memoráveis:
- Soraia para Vini: “semente do amor” nos corações
- “O Anfitrião de Gramado… hienas, leões e semente do amor”, confirmando profeticamente as palavras de Soraia hehehe
- Mi mi mi mi mi mi… (Don’t worry be happy)
- Foto a la Beatles… failed!
- Boliche
- Compra do meu zoológico de bichos de pano no “Mãos do Mundo”, em Canela. Foi paixão instantânea, em um momento que agi impulsivamente (eu normalmente curto quando isso acontece, pois é raro…). Junto com os cofres-porquinhos adquiridos recentemente, são os primeiros itens de decoração para meu futuro novo lar…
- Comidas gostosas… Além do fondue, no “La Famille de Gazon” (Gramado), recomendo o “Empório Canela” (em Canela, duh), que serve deliciosos lanches (comi um baguete de filé) e almóços prontos (os escalopes da Janninha estavam deliciosos também, hehe) e cafézes. Minha decepção foi com a “Casa das Sopas”, junto ao “Hotel Sul Serra”, onde fiquei hospedada. O hotel é muito bom, eu recomendo… mas as sopas deixaram a desejar…
Coisas em que falhei…
- Não consegui falar com o prof. Luiz Velho — IMPA, RJ (que foi minha banca de Mestrado), o qual admiro muito seu trabalho. Desencontro total.. eu enxergava ele de longe ou falando com pessoas, e não tive coragem de ir atrás.. E outras vezes meus colegas disseram que eu mosquiei mesmo, pois ele tinha me enxergado.. Epic fail :/
- Matei uma aranha no quarto do hotel. Era uma aranha armadeira, acho. Eu não gosto de matar os bichinhos, mas não tinha instrumentos para transladá-la no momento e agi por impulso (essa frase não combina comigo maaaas, enfim).
- Me perdi várias vezes entre Gramado e Canela, cidades-ovo. “Self-GPS” failed!
- Foto a la Beatles… failed!
- Não cumpri minha missão designada pela chefa Soraia… xiiii
- Não agarrei o… hahaha
Foi um pequeno passo para a pequena Rho. Estou ansiosa para o próximo passo, que completa a seqüência de situações novas na minha vida acontecendo tudo ao mesmo tempo. Ele ocorrerá em breve… (11 dias!).. aguardem… Agradeço ao Papai do Céu por ter cuidado de mim, espero ter sido um bom exemplo. Creio que minha mamãe e papai (com letra minúscula) do Céu teriam ficado com orgulho de mim, caso pudessem (possam?) me ver. E agradeço a toda a turma que fez com que tudo isso valesse a pena.
O álbum completo de fotos está em:










