2011 — Review Sincerão

Estava olhando o meu post “Momento Promessas 2011”, e resolvi fazer o checklist do que deu certo, o que não deu e o que mudou neste ano. Vou colocar os itens e ir comentando…

  • Me mudar pra POA

Ainda não foi dessa vez 🙂 Mas financiei um apartamento novinho (estão em fase de entrega agora) em uma ótima região de Canoas. 😀 Estou muito contente, devo me mudar até março. Acredito que foi uma decisão sábia: dentro do meu orçamento, eu não conseguiria em POA algo tão bom em zona nobre. Mais uns aninhos e estarei rica ;), então me mudo pra lá 🙂

  • Perder 5kg e voltar a caber nas roupas

FAIL total. Ganhei muitos kgs, não tenho coragem nem de me pesar ultimamente. Pura falta de disciplina na alimentação, aliado a um dos anos mais sedentários da minha vida… Mas ano que vem este é o meu foco número 1.

  • Publicar muuuitos artigos qualis B2 pra cima

FAIL total, crise de doutoranda sem tese.. 🙁

  • Encontrar meu futuro esposo!

FAIL também, mas este ano serviu pra eu ter bem certeza do que eu quero/mereço pra mim 🙂 Foi um ano de revisar bastante os sentimentos, entender o quanto algumas pessoas são importantes pra mim (cair certa ficha) etc… Só confesso que ainda não sei como proceder, muito menos se tenho chances. Ô coisa mais complicada isso!!!

  • Ser mais firme quando tiver que dizer SIM ou NÃO (enrolar menos :P)

MELHOREI bastante 🙂 E vou melhorar ainda mais.

  • Ser mais organizada
        Errr… tô aprendendo…
  • Ser uma professora cada vez melhor

Acho que MELHOREI bastante, e tive bons feedbacks a esse respeito. Claro, tenho que melhorar MUITO ainda.

  • Sair mais com os amigos (aka ter vida social)

MELHOREI bastante MEEESMO. O ruim é que eu não dou muito pra coisa, logo a véia cansa e quer ir pra casa.

  • Desenvolver um jogo, ou parte de um

Muitas idéias, um pouco de pesquisa e programação, minha irmã Janne chegou a criar o storyboard de um. MAS E O TEMPO?

  • Ter impacto na vida das pessoas, ser sal e luz

Este é difícil de eu avaliar, só os outros podem dizer.

  • Voltar a nadar

No início do ano eu até comecei, mas foi por menos de um mês. Depois, precisei largar porque minha vó ficou doente e minha irmã e eu tínhamos que correr pra atendê-la. Mas aí ela ficou boa 🙂 e eu saí do embalo…. e aí FAIL pelo resto do ano 🙁 … e muitos quilos…

  • Voltar a tocar piano

Mimimimi… acho que faltou força de vontade pra isso. Mas suspiro longamente quando ouço Clocks do Coldplay… E meus dedinhos ainda vivem tocando pianos imaginários quando ociosos…

  • Terminar minha home page (portfólio)

Hehehe… eterna página inacabada…

  • Ressuscitar a Fellow Sheep (quem sabe até num jogo…)
       Ela ainda jaz em paz. 😛
  • Aprender a programar em GPU
       Nope.
  • Voltar a usar Linux e ser mais feliz com um SO

Nem quero mais. Eu me rendo ao sórdido mundo das janelas.

  • Viajar para algum lugar que nunca fui ou que eu fui e gostei (saudades dos EUA…)

Salvador, Bahia, pro SBGames 2011, em novembro.  🙂 Nem fiz post bonitinho que nem ano passado…  😛

 

Pois é. Se eu for fazer um saldo contabilizando os pontos que deram certo e os que não com mesmo peso, o saldo seria negativo. Mas dado que foi um ano para se reerguer ainda, me considero uma vencedora 🙂 Tô feliz da vida com o apê novinho (logo vão me chamar pra entregar as chaves), profissionalmente estou bem contente, me relacionei razoavelmente bem com humanos 🙂 Pontos fracos: descuido na alimentação (infelizmente, socializar mais exige muito mais disciplina, já que normalmente envolve comer…), um pouco de desleixo no doutorado (crise existencial mesmo) e a eterna busca (ou espera, mas não no sentido de ficar parada sem fazer nada) pelo amado… o que de todo não é ruim, pois as melhoras obtidas já me tornam mais apta a fazer alguém feliz do que antes. Enfim. Vou postar essa coisa logo antes que eu me arrependa 😛

Até mais, e obrigado pelos morangos!

Esta semana estou lendo um livro entitulado “O Evangelho Maltrapilho”, de Brennan Manning. Trata-se de uma leitura que foca em mostrar às pessoas um Deus amoroso e não aquele ser cruel que muitos idealizam, sempre querendo nos castigar pelas mínimas mancadas. Num pedacinho do livro, o autor ilustra, com uma estória muito legal, a idéia de sabermos aproveitar as coisas boas do presente, sem remoer o passado ou temer o futuro. Queria deixar, nesse post, só essa estorinha, pra vocês meditarem. Ela não é uma estória criada pelo autor, trata-se de um conto popular. Ei-lo, conforme o trecho do livro citado acima:

“O significado de viver em fidelidade ao momento presente, sem retroceder ao passado ou antecipar o futuro, é maravilhosamente ilustrado pela história de um monge que estava sendo perseguido por um tigre feroz. Ele correu até a beirada de um despenhadeiro, olhou para trás e viu o tigre rugindo e pronto para dar o bote. O monge então notou uma corda que pendia da beira do precipício. Ele agarrou-a depressa e começou a descer a lateral do despenhadeiro agarrado na corda, para escapar das garras do tigre. Que alívio! Essa foi por pouco.
Ele então olhou para baixo e enxergou uma imensa extensão de rochas pontiagudas aguardando 150 metros abaixo. Ele olhou para cima e viu o tigre a postos no alto do precipício com as garras à mostra. Nesse exato momento dois camundongos começaram a roer a corda. O que fazer? O monge viu um morango que se estendia ao alcance da sua mão da face do despenhadeiro. Ele colheu-o, comeu e exclamou: “Que delícia; esse é o melhor morango que já comi na vida”. Se ele estivesse preocupado com as rochas abaixo (o futuro) ou com o tigre acima (o passado), teria perdido o morango que Deus estava lhe dando no momento presente.”

Think about! 🙂




Até mais, e obrigada pelos morangos! 🙂

A Clássica e Filosofal Retrospectiva

Há dias estou com vontade de escrever. Muitos sentimentos se revolvendo aqui dentro. Mas final de semestre é complicado, tanto para alunos como pra professores. E para quem é os dois, como eu, então… Adoro essa dupla jornada, mas é bastante cansativo em alguns momentos. Porém, foi uma das decisões mais felizes que tomei nos últimos tempos. Apesar de eu ter começado a dar aula em 2009/2, este ano foi decisivo, no momento em que eu fui obrigada a escolher, por causa da exigência (na época) de dedicação integral da bolsa CAPES: dar aula na Unisinos (meu sonho) ou bolsa integral? Optei pela Unisinos, e não me arrependo. Dar aula é um aprendizado contínuo. Sei que ainda tenho muuuuito a melhorar, mas também estou certa de que evoluí bastante. E o feedback de alguns dos meus alunos me deixa mais convicta disso.

Bom, 2010 foi um ano de altos e baixos. Ou baixos e altos, se eu for colocar cronologicamente. Aliás: altos, baixos e altos. Começou bem, com a defesa do meu Mestrado em meados de março. Agora sou Mestre (link da dissertação em breve) 🙂 Mas o momento já era de grande apreensão em minha vida familiar.. Não vou me estender muito na retrospectiva, até porque ela poderia ficar bastante depressiva, se eu enfatizasse algumas partes. Quem me conhece ou leu posts anteriores, sabe que o fato mais marcante desse ano pra mim, infelizmente, é muito triste. A perda da minha mãe, em abril, é algo que ainda dói demais. Além de mãe, ela era minha melhor amiga, junto com minha irmã. Minha irmã casou no final do ano passado e minha mãe partiu em abril deste ano. Portanto, pela primeira vez na vida, eu soube o que era solidão em alguns momentos… E nessas horas que, mais uma vez, pude perceber o quanto vale a pena confiar em Deus. Creio que minha fé nEle me deu forças para prosseguir a jornada, ainda que mancando bastante. Tentei manter a minha filosofia de vida, tentando sempre dar o melhor de mim. Mas tenho certeza que este golpe comprometeu bastante a qualidade do que eu fiz este ano. Tem coisas que só o tempo recupera. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que Ele colocou na minha vida que me ajudaram a me manter em pé. 🙂

Vamos então falar dos altos. De repente, em julho, minha orientadora faz o seguinte convite: “Ro, vou tentar levantar fundos pra tu ires no IVA junto comigo, aceitas?”. E eu mais do que depressa aceitei! E aí disso tudo rendeu minha primeira viagem internacional, para os EUA em setembro (relatado >> AQUI << ). Foi uma correria. Eu nem passaporte tinha, muito menos visto. Mas fui atrás e deu tudo certo. No final, surgiu outra viagem para minha orientadora e então tive que ir sozinha! Mais um desafio daqueles para a pequena Ro. Foi um sonho realizado! E que deixou saudades… (não vejo a hora de viajar pra lá de novo).

Ponderando, tudo o que aconteceu este ano acabou servindo para um amadurecimento e tanto da minha parte. Ainda que eu não seja assim, tão novinha, até abril eu era uma menina bastante super-protegida e completamente dependente da minha família. Eu não queria que fosse através de algo tão radical, mas foi como aconteceu, definitivamente, o corte do cordão umbilical em minha vida. Puft! Tive que assumir minha posição de adulta, começar a me sustentar e a me virar sozinha. A viagem em setembro foi o teste de fogo de tudo isso. Mais uma vez coloco: em todo momento eu busquei a Deus pra me guiar nas escolhas.

Aliás, é imprescindível eu colocar as questões de fé neste post. Um ano tão intenso, obviamente, mexeu muito com minha percepção “da vida, do universo e tudo mais”. E eu vivo num meio extremamente cético, formado com uma parcela bastante significativa de ateus e agnósticos que, somado aos acontecimentos negativos, me fizeram repensar muitas coisas neste ano.. Pessoas que eu admiro muito, e que gosto demais de conversar, pois apesar de, teoricamente pensarem de maneira oposta a minha, eu me surpreendo com o quanto temos em comum. E ressalto que, mesmo que não concordasse com nada que elas dissessem, respeitaria a opinião dessas pessoas, que procuram da forma mais imparcial possível buscar a verdade. E ainda concordo: muitas pessoas rotuladas como “cristãs” têm envergonhado a sociedade, já há muito tempo. No entanto, eu continuo convicta de que fé e ciência podem viver em harmonia. Claro, no meu caso, tudo depende de colocar não como hipótese, mas como premissa de vida a existência de Deus. Ainda que eu colocasse como hipótese, até hoje nunca cheguei a uma redução ao absurdo que a refutasse. Resumindo, o que eu quero dizer é que, passada a tormenta, posso dizer com tranqüilidade que minha fé continua fundamentada na mesma Rocha.

Resumo dos resumos: foi um ano inTENSO, que transformou essa que vos escreve de uma menininha cheia de sonhos para uma menininha cheia de sonhos mais madura. Finalizo ainda com a frase que usei como quote no início do capítulo de Considerações Finais do meu TCC (2007):

“No fim dá tudo certo, ou tão errado, que funciona.”
— LUIS FERNANDO VERISSIMO

2010 rulezzzzz!!

Alguns snapshots do ano

Álbuns do Picasa:


Defesa Mestrado


NiverMamae2010


RetiroMoverMais2010


SIBGRAPI2010


Philadelphia2010


NiverDaRo2010