7 dias escrevendo de tudo, dia 2: Forno Alegre

Quase que hoje não cumpro o meu auto-desafio, hehehe

Aqui em Forno Alegre Porto Alegre/Canoas tá muito, muito quente. Durante o dia passei bem, nos ar-condicionados da PUCRS. Mas agora em casa tá sofrido… Já estou decidida que vou comprar e já mandar instalar um condicionador de ar no meu apê. Item de primeira necessidade.

Queria falar mais do apê, mas vou deixar para um momento mais fresquinho.

Pra terminar este post #nadaver, tô tri contente que chegaram minhas camisetinhas e caneca que encomendei pela internet há uns dias atrás. Comprei aqui. Demorou um pouco mais que o previsto, mas fiquei tri contente com elas.

E como tô com preguiça de escrever mais, vou deixar uma fotinho delas 🙂


Minhas comprinhas e minha "super-performance" de Angry Ro 😛 Ô mocinha fotogênica! #NOT

Criança feliz. 🙂


SQUAWK!!!! CHIRP!!!

7 dias escrevendo de tudo, dia 1: Por uma geek menos sedentária

“No princípio, este blog era sem forma e vazio… ”

Pois bem, começarei hoje a colocar em prática a ideia exposta no post anterior.

Este ano já começou com bastantes desafios para mim. Então, pelo menos neste primeiro dia do desafio, eu tenho uma pauta de pelo menos 2 assuntos que eu poderia desenvolver:

  1. Meu plano de eliminação do sedentarismo, iniciado já na primeira semana do ano
  2. A entrega do meu apartamento, ocorrida na semana passada!! 🙂
Começando pelo primeiro… Comecei a fazer exercícios físicos dia 5 deste mês, no Parque Esportivo da PUCRS. Estou fazendo musculação + ginástica livres, com o propósito de emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. Como é livre, estou adotando a seguinte estratégia: esteira + musculação nos 5 dias “úteis” da semana e ginástica (por enquanto, bike) de 2 a 3 vezes por semana.  Para começar a fazer, é necessário antes (como de praxe em boas academias) uma avaliação física e postural. Confesso que me assustei um pouquinho do resultado da mesma, que indicou que estou gordinha de verdade, bem acima do meu peso ideal. Não que me surpreendesse, mas achei que os números não fossem ser tão cruéis comigo, hehehe 😀
Junto com os exercícios, e visando alcançar meus objetivos de maneira efetiva, comecei, aos poucos, a me disciplinar na alimentação. Não estou seguindo à risca nenhuma dieta, apenas estou deixando as famosas “gordices”  cada vez mais escassas, reduzi o consumo de carboidratos (especialmente o pão) e aumentei o consumo de verduras e frutas. Esta parte é bem mais difícil do que fazer os exercícios. Se realmente der certo, pretendo publicar, com mais calma, a metodologia que estou seguindo. Adianto só a seguinte dica: comece pesquisando o valor calórico dos alimentos que mais gosta, e separe em grupos daqueles que você pode comer sem culpa (mas com moderação) e aqueles que você deve evitar mesmo (as “gordices”), ainda que nada seja completamente proibido. Se você for como eu, que tende a não gostar de verduras, frutas e cereais, selecione aqueles “menos ruins”, e esforce-se para inclui-los na sua alimentação diariamente, e abra a mente para re-experimentar aqueles que até hoje foram rejeitados (de repente até por birra, na infância).
Estou curtindo muito fazer os exercícios pela manhã, o que me dá uma disposição que há muito tempo não experimentava para o resto do dia. Aliás, digo que até agora os principais benefícios que percebi foram na mente mesmo: muita, mas muita disposição. Momentos “deprês”, que andavam acontecendo com uma freqüência meio grande, não apareceram mais. Até o período da famosa “TPM” foi muuuito mais tranqüilo. Quanto ao peso, ainda não senti diminuição significativa na balança, provavelmente (conforme me alertaram) devido ao ganho de massa muscular (pra mim é muito rápido). Mas já percebi a redução de algumas áreas que estavam mais fofinhas. E estou muito feliz com isso. 🙂 🙂 🙂
Pra terminar o primeiro assunto da pauta, ainda posso contar que estou tentando “contaminar” as pessoas do meu trabalho (a turma do VHLab na PUCRS, no caso), propondo um joguinho de vôlei semanal, também ali nas dependências da PUCRS. A primeira semana foi um sucesso, estou louca para ver as fotos que ainda não me mandaram, hehe. Terça-feira teremos a segunda edição. 🙂
E bom… acho que vou falar do segundo assunto da pauta amanhã, pra não ficar um post gigante. Inté mais!

Desafio: 7 dias escrevendo de tudo

Tive esta ideia quando li a seguinte reportagem, da revista Super Interessante: “Escrever faz você perder peso“. Calma aí, não se empolguem demais, gurizada! 😉 A reportagem traz uma daquelas pesquisas estatísticas que tentam correlacionar coisas que, aparentemente, não tem ligação nenhuma. Resumindo, a hipótese que regeu o experimento era de que o ato de escrever, para quem gosta, acaba diminuindo a ansiedade e a necessidade de comer para aliviá-la. Eu acredito que faz sentido, mas não que seja uma fórmula mágica para ajudar a emagrecer.

De qualquer forma, como iniciei o ano com o firme propósito de cuidar mais da minha saúde e alimentação, pensei que este poderia ser um exercício aliado na minha batalha contra os quilinhos extras adquiridos nos últimos 2 anos, acumulados justamente por ansiedade diante das mudanças bruscas que minha vida passou. E como eu nem gosto de escrever, hehehe #NOT. 🙂

A ideia é a seguinte: fazer posts diariamente, por uma semana. Como estou de semi-férias, não vou me esforçar para fazer posts técnicos ou rebuscados. A ideia é relaxar a mente descarregando tudo neste blog, apenas com a seguinte regra de disciplina: pelo menos 1 post por dia, nem que seja escrevendo que não estou a fim de escrever naquele dia.

Bom, caros leitores do blog (aliás, esse blog é tão introvertido que nem tem aqueles lances de “seguir”, né? Pior que nem sei como fazer isso, nunca procurei, hehehe), é algo super-hiper-mega pessoal. Eu poderia ficar escrevendo só pra mim, mas ao mesmo tempo acho legal escrever com a expectativa de que talvez alguém vá ler e emitir alguma opinião 😉 Eu sou uma escritora reprimida mesmo 😛

Pra terminar o post, vou colocar um dos meus poemas do meu livro secreto “Paquíndrome“, relacionado ao assunto:

Efalantes

Observei que os elefantes
Não são seres muito falantes.
Ah, se lhes "desse na telha"
De escrever nas suas orelhas
Tudo o quanto não falam...
Quantas páginas gigantes
Seriam as orelhas dos elefantes!!!

É isso. Em breve o post do primeiro dia.