7 dias escrevendo de tudo, dia 1: Por uma geek menos sedentária

“No princípio, este blog era sem forma e vazio… ”

Pois bem, começarei hoje a colocar em prática a ideia exposta no post anterior.

Este ano já começou com bastantes desafios para mim. Então, pelo menos neste primeiro dia do desafio, eu tenho uma pauta de pelo menos 2 assuntos que eu poderia desenvolver:

  1. Meu plano de eliminação do sedentarismo, iniciado já na primeira semana do ano
  2. A entrega do meu apartamento, ocorrida na semana passada!! 🙂
Começando pelo primeiro… Comecei a fazer exercícios físicos dia 5 deste mês, no Parque Esportivo da PUCRS. Estou fazendo musculação + ginástica livres, com o propósito de emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. Como é livre, estou adotando a seguinte estratégia: esteira + musculação nos 5 dias “úteis” da semana e ginástica (por enquanto, bike) de 2 a 3 vezes por semana.  Para começar a fazer, é necessário antes (como de praxe em boas academias) uma avaliação física e postural. Confesso que me assustei um pouquinho do resultado da mesma, que indicou que estou gordinha de verdade, bem acima do meu peso ideal. Não que me surpreendesse, mas achei que os números não fossem ser tão cruéis comigo, hehehe 😀
Junto com os exercícios, e visando alcançar meus objetivos de maneira efetiva, comecei, aos poucos, a me disciplinar na alimentação. Não estou seguindo à risca nenhuma dieta, apenas estou deixando as famosas “gordices”  cada vez mais escassas, reduzi o consumo de carboidratos (especialmente o pão) e aumentei o consumo de verduras e frutas. Esta parte é bem mais difícil do que fazer os exercícios. Se realmente der certo, pretendo publicar, com mais calma, a metodologia que estou seguindo. Adianto só a seguinte dica: comece pesquisando o valor calórico dos alimentos que mais gosta, e separe em grupos daqueles que você pode comer sem culpa (mas com moderação) e aqueles que você deve evitar mesmo (as “gordices”), ainda que nada seja completamente proibido. Se você for como eu, que tende a não gostar de verduras, frutas e cereais, selecione aqueles “menos ruins”, e esforce-se para inclui-los na sua alimentação diariamente, e abra a mente para re-experimentar aqueles que até hoje foram rejeitados (de repente até por birra, na infância).
Estou curtindo muito fazer os exercícios pela manhã, o que me dá uma disposição que há muito tempo não experimentava para o resto do dia. Aliás, digo que até agora os principais benefícios que percebi foram na mente mesmo: muita, mas muita disposição. Momentos “deprês”, que andavam acontecendo com uma freqüência meio grande, não apareceram mais. Até o período da famosa “TPM” foi muuuito mais tranqüilo. Quanto ao peso, ainda não senti diminuição significativa na balança, provavelmente (conforme me alertaram) devido ao ganho de massa muscular (pra mim é muito rápido). Mas já percebi a redução de algumas áreas que estavam mais fofinhas. E estou muito feliz com isso. 🙂 🙂 🙂
Pra terminar o primeiro assunto da pauta, ainda posso contar que estou tentando “contaminar” as pessoas do meu trabalho (a turma do VHLab na PUCRS, no caso), propondo um joguinho de vôlei semanal, também ali nas dependências da PUCRS. A primeira semana foi um sucesso, estou louca para ver as fotos que ainda não me mandaram, hehe. Terça-feira teremos a segunda edição. 🙂
E bom… acho que vou falar do segundo assunto da pauta amanhã, pra não ficar um post gigante. Inté mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *