Os estilos da Fellow Sheep

Olás, estimados leitores! 😀

Voltamos aqui com a programação deste blog aleatório. E aos pouquinhos, vocês vão perceber melhorias na estrutura dele. Comecei fazendo uma reforminha no estilo do blog (notaram?), e pretendo ainda configurá-lo de maneira a melhor servi-los (facilitar a leitura, compartilhamento etc).

Pois bem, faz tempo que eu não posto meus desenhos por aqui, não é? Hoje me deu vontade de mostrar pra vocês a evolução da Fellow Sheep. Não sei se o melhor termo é evolução, mas é que ao longo do tempo, a Fellow Sheep teve várias versões apresentadas pela mídia rossânica. Não é bem aquela linha do tempo, por exemplo, do Mickey Mouse ou dos personagens da Turma da Mônica. A Fellow Sheep é “meio que” mutante, ela pode aparecer em vários estilos de acordo com a necessidade ou humor de sua desenhista hehe 🙂

Comecemos, pois. Nos primeiros esboços, a Fellow Sheep tinha esta aparência:



Primeiros rabiscos de fellowsheeps, datados em 2000.


Depois, resolvi usar a essência do esboço e criar digitalmente a personagem fofinha para a página de mensagens da Fellow Sheep. Contextualizo vocês que, na época (entre 2000 e 2002 — inicinho do século! :P), eu ainda tinha bastante tempo livre, e um dos meus maiores passatempos era desenhar no Corel Draw. Eu sabia usar até os recursos mais avançados da ferramenta. Eu acho que se eu tivesse seguido uma carreira na área do design, eu era um talento em potencial hehehe. Além disso, nessa época “bombavam” os sites com mensagenzinhas/cartões virtuais (hoje substituídos pela poluição de mensagenzinhas irritantes nas redes sociais).. Tudo isso era novidade naquele tempo. E eu então decidi fazer o site com mensagens cristãs, protagonizando a Fellow Sheep (minha maior influência era o Smilingüido). Chamo esta época de “anos dourados da Fellow Sheep”, foi quando eu dei maior gás na produção das fellowsheeps.

music There’s nothing as sweet

juntinhas      olhando 

… as Fellow
Sheep
(…)
music

Para que todos sejam
um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também
eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

(João 17:21)


Junto com a página de mensagens da Fellow Sheep, na época (2000, 2001) eu comecei a aprender programação na faculdade, e logo nos primeiros semestres eu fui selecionada para ser monitora dessas disciplinas. Então criei uma paginazinha (no Portal hpG de páginas gratuitas, alguém lembra? ahaha) sobre programação (em Pascal huahua) decorada com a linda ovelhinha. Fui pesquisar, é uma pena que tiraram do ar a página (o hpG foi descontinuado etc..) Mas aí, eu resolvi dar uma variada no estilo da Fellow Sheep, criando o estilo de fellowsheep caricaturizada ( ou “rascunho” de fellowsheeps) que eu uso também para este blog e para minha página pessoal que está eternamente em construção. Eu chamo essa variação de fellowsheep de sketchsheep ^^. E é meu favorito, na real, porque é mais flexível e rápido. Poucos traços que expressam bem as emoções da personagem (vide o logotipo do blog ^^).



Em 2008, eu consegui dar um gás e atualizar um pouquinho a página de mensagens (transferi o local de hospedagem e mudei o domínio, inclusive), investindo um pouco mais na divulgação do site e apostando nas fellowsheeps multi-coloridas. Nessa altura, eu já entendia que a fellowsheep não é bem apenas uma personagem, mas uma “espécie” de ovelhinhas. Afinal, a idéia é expressar um rebanho com muitas ovelhinhas de diferentes personalidades, culturas, preferências, mas que formam uma família junto com o bom pastor. Nessa época, eu inclui no site a seção de “Making Of” da Fellow Sheep, mostrando, inclusive, um projeto que eu ainda não consegui dar continuidade: o da Fellow Sheep 3D.





Em 2010 eu postei aqui um post comemorativo dos 10 anos da Fellow Sheep. ^^ Pois é, este ano ela já completou 12, já é quase uma mocinha!!! E falando em estilos, estava eu estes dias a pensar num estilo mais “tecnológico” dela para colocar em meus cartões profissionais. E aí esbocei uma nova versão de fellowsheep, que eu vou chamar de fluxosheep, porque boa parte dela foi desenhada usando as primitivas de fluxograma do Office (hehe, estou sem o Corel Draw instalado no momento) 😉 Atualmente uso elas no meu about.me e no twitter.


Essa é a versão nova, mais tech, para meus logos mais “profissionais” ^^



Eu acho legal ver que o “conceito” da personagem, a essência nunca se perdeu, ainda que eu não saiba expressar isso tecnicamente, usando termos de design. Mas estava a fim de exibir minhas filhotinhas de novo por aqui. Um dia quero fazer um curso focado no design de personagens, está na minha lista de planos para quando chegar o dia da liberdade (término do Doutorado heheha). Tenho muitas expectativas/sonhos em relação a ela, mas ainda não chegou o momento certo. Mas se Deus quiser, vocês ainda vão ouvir falar e ver muitas fellowsheeps estilosas pela frente!! ^^


E aí, o que acham da estilosa Fellow Sheep? 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *